agosto 23, 2008

Começos, recomeços e um doce retrô


Quando criei o "Alecrim", não imaginava que o blog teria um recomeço. De 2008 até hoje, óbvio, muita coisa aconteceu. Toda a experiência acumulada no caminho foi boa e será refletida nas páginas novas que serão criadas e nas antigas que serão reformuladas.

From Our Home to Yours - Receitas , blog que gosto bastante, foi o ponto de partida para o Alecrim.  A receita copiada , tim por tim, é uma delícia! Banana Pudding, lembra doce de mãe e, mesmo para quem não é amante de doces como meu marido, será uma das receitas mais "bisadas" em casa. 


 O doce é feito em três etapas, nem por isso é trabalhoso. Um creme amarelo e suave é a primeira.


Esta é a segunda camada, quando as bananas são incorporadas em calda de açúcar. Li em algum comentário que alguém substituiu por maçãs. Fica a sugestão.


A camada artística é a do merengue. Aquela em que podemos brincar e soltar a imaginação. Vale desde bicos de confeitar até simplesmente espalhar o merengue por cima das bananas. Para quem prefere porções individuais, pode ser feita em ramequins. Deve ficar um charme!




Este é o recomeço do começo. Que tal uma fatia para compartilhar comigo toda a alegria de estar aqui experimentando e escrevendo sobre delícias? Espero que gostem.



Banana Pudding
(Retirada, literalmente, do blog)

Ingredientes:

Para o creme:
1 lata de leite condensado
2 medidas da lata de leite
3 gemas (eu não usei) - 2 colheres (sopa) de maizena
Gotas de essência de baunilha

Doce de banana:
1 xícara (chá) de açúcar -1/2 xícara de água
1/2 colher (chá) de canela em pó
5 bananas nanicas bem maduras picadas em rodelas grossas (quase 1 cm)

Para o suspiro:
3 claras
1 pitada de sal ou cremor tártaro - 6 colheres (sopa) de açúcar

Preparo
Creme:
Numa panela misture todos os ingredientes do creme. Mexa em fogo brando até engrossar. Distribua em ramequins ou em um pirex.

Caramelo:
Eu caramelizo só um pouquinho as bordas do açúcar e jogo a água. Acrescento as bananas e a canela em pó, deixo ferver até que as bananas fiquem douradinhas ou amarelas. Coloco sobre o creme nos ramequins.

Suspiro:
Bata as claras em neve com uma pitada de sal ou cremor tártaro (para estabilizar) até que fiquem bem firmes. Acrescente o açúcar aos poucos e continue batendo até ponto de suspiro. Espalhe sobre os ramequins, faça desenhos com garfo ou bico de confeitar e leve para assar em forno baixo (150ºC), por 10 minutos, apenas para dourar o suspiro.

Um comentário:

  1. Oi Fernanda... fico feliz que uma receitinha minha tenha sido usada para iniciar seu mais novo projeto :-) Que bom ter mais uma cozinha virtual para nos deliciar. Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.