novembro 01, 2008

Saborosa massa de domingo


Às vezes me perco em minha rotina. Com tantas coisas se passando pela minha cabeça e tantos projetos por realizar, quase sempre planejo e não realizo.Para uma melhor organização escolhi o sábado para postar e dinamizar o "Alecrim" e o domingo para o "Variedades de mim", meus dois blogs.

Começo hoje. Imagino este sábado como o marco zero. E como amanhã é domingo e esse dia pede prazer e leveza, sugiro um bom vinho e uma massa especial e fácil de fazer. Algo que realizemos rapidinho para satisfazer o ego. Algo que fique bonito e que sacie o paladar de quem nos acompanhe. Algo simples e prazeroso.

Pego um dos fascículos da minha linda e saborosa coleção, lançada pela editora Abril nas bancas, durante o primeiro semestre, com o nome "A Grande Cozinha". Registro que não são livros luxuosos e sim inspiradores e didáticos, também. Além de receitas e belas fotos, tem uma seção intitulada "Escola de cozinha" onde são ensinadas técnicas e receitas básicas de acordo com o tema do livro. Eu, simplesmente, os adoro!

Com o meu alidado aberto na página certa -confesso que a receita abaixo foi degustada no domingo passado e que a foto foi feita por mim- leio, separo os ingredientes e penso em improvisações. Por não ter salsão em casa, usei salsinha. Estou apaixonada pelo frescor dessa erva. E, aconselho usar um processador para que o molho saia mais aveludado. De resto é saborear e, se quiser seguir a sugestão do livro, servir com um vinho Soave Clássico da região de Verona ou um branco regional do Alentejo bem fresco, como esta escrito no livro.

Esta pequena produção me deixou orgulhosa, não apenas por ter sido realizada, mas pelo resultado da imagem e da massa! Sem modéstia, parabenizo-me!


Farfelle saboroso

Retirada do fascículo 1 - Massas da coleção "A Grande Cozinha"
Serve 4 pessoas

380g de farfelle
100g de queijo gorgonzola
150g de ricota
1 miolo de salsão co algumas folhas pequenas
1 xícara de leite
30g de nozes sem casca
40g de manteiga
páprica doce a gosto
sal a gosto

Retire a casca do queijo gorgonzola e amasse com uma colher de pau numa vasilha junto com a ricota e o leite - se preferir, utilize um processador doméstico ou mixer. Leve essa misture ao fogo e cozinhe por alguns minutos com um pouco de manteiga. Ajuste o sal.

Cozinhe o farfelle em bastante água com sal.

Lave e pique o talo de salsão com as folhas e corte as nozes em pequenos pedaços.

Divida o molho entre os pratos individuais, salpicando com um pitada de páprica doce. Escorra a massa al dente, reservando um pouco da água do cozimento, e coloque nos pratos, junto com o salsão e as nozes. Misture tudo e acrescente um pouco da água do cozimento, caso o molho tenha ficado muito espesso. Sirva bem quente.

2 comentários:

  1. MENIIIIINA! Que trem "bão" é esse???E a foto?? Que maravilha! Seu blog é sempre um frescor de salsinha no ar(risos). Estou de volta, tive probleminhas com o meu "meninão".Um beijinho de Minas procê e continue a nos inspirar com esse aroma de alegria e paz que esse cantinho nos passa.

    ResponderExcluir
  2. EStava um DILIÇA isso! BJS TA

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.