junho 28, 2009

Massa fresca

Toda vez que leio sobre massas frescas, seja em revistas ou livros, meus sentidos são aguçados.
Sinto o paladar de "coisa" fresca, com o sabor legítimo daquilo que realmente é. Daquilo que não foi industrialmente produzido. Daquilo que foi artesanalmente "construído" lentamente e com o cuidado que sai das cozinhas de tantas mães e avós que dedicaram suas vidas em alimentar suas famílias.
Inspirada por meus sentidos, misturei trigo, sal e ovo para fazer sair de minhas mãos a massa que iria me alimentar naquele dia. A cada etapa meu olhar se maravilhava! Tão leve, tão macia, tão artesanalmente linda!
Como pode alguém não ter paciência para preparar sua própria refeição?


Massa com ovos
Retirada do livro "A Grande Cozinha - Massas"
(Para 1 pessoa)

Ingredientes:
100g de farinha de trigo
1 ovo
Uma pitada de sal

1- Despeje a farinha sobre a bancada de trabalho fazendo um monte. Faça um buraco no centro e quebre o ovo dentro.Com um garfo, vá batendo os ovos e aos poucos vá incorporando a farinha com a ponta dos dedos.
2 - Sove a massa até ficar homogênea de consistência média. Se necessário, salpicar um pouco de farinha de trigo na mesa e vá raspando toda massa que ficar grudada.
3 - Antes de utilizá-la, deixar repousar por no mínimo 15 min envolta em um filme plástico para que perca a elasticidade e amoleça um pouco.
4 - Abrir a massa e cozinhar normalmente.

4 comentários:

  1. AMOR, VC É MUITO TALENTOSA!! O QUE FAZ FICA BOM!AGORA PRECISA DOMINAR MESMO AS TÉCNICAS A FUNDO, MERGULHAR DE CABEÇA!!! SEU BLOG ESTÁ LINDO, LEVE E A CADA POST TOMANDO "CORPO".

    SEMPRE FICO AGUARDANDO O QUE VAI VIR POR AÍ E PRA DENTRO DA MINHA BARRIGA KKKKKK!!

    BJS TA

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, aquele email antigo se perdeu, não consigo achar a senha.
    criei esse novo:
    salpicodemilhominas@hotmail.com

    Uma pena, nem pude ler o que estava escrito!
    Me desculpa!

    Beijinho de minas procê.

    ResponderExcluir
  3. Que massa linda! Nunca fiz pasta em casa.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.