fevereiro 16, 2010

Torta de maçã com creme de leite



Ano passado meu marido me deu a Agenda Gourmet de natal. Somente agora resolvi fazer as receitas da mesma. Como faço desde pequena, aprecio as fotos, leio as receitas e a imaginação me leva a cenas em que eu mesma faço tudo que li e vi. Explicado a demora na produção.

Em 2010 não foi diferente. Peguei a agenda já bastante usada e comecei a folhear. Meu olhar fixou-se em um título. Uma sobremesa. Foi como se eu tivesse saboreado aquelas maçãs mergulhadas no creme de leite naquele momento. Creme de leite, o som parece descer redondo pela garganta. Delícia!

A receita foi desenvolvida pelo Chef Roland Villard, que dedicou  um prato salgado e um doce que caracterizasse cada região francesa nas elaboração da agenda. Neste caso, a Torta de maçã com creme de leite representou a Normandia que fica a noroeste da França, cuja a gastronomia tem por base a maçã, o leite, a carne e os frutos do mar. Região onde se originou o queijo Camembert. Pesquisa feita na própria agenda, que homenageou a capital francesa em seu ano no Brasil.

De preparo fácil, fiz algumas alterações nos ingredientes. Segui minha intuição. Ficou deliciosa, embora quando servi estava fria. Retirada da geladeira a princípio reprovamos. Então, resolvi seguir a recomendação do Chef e passei a servi-la em temperatura ambiente. Como mágica, tudo ficou diferente.


Torta de maçã com creme de leite
(6 pessoas)


Agenda Gourmet 2009 - Ideia Pop Editora


Ingredientes
Massa
250g de farinha de trigo
125g de manteiga à temperatura ambiente
100g açúcar ( Usei o demerara )
1 ovo
1 pitada de sal

Recheio
1kg de maçãs
1 ovo
100g de açúcar ( Usei o demerara )
100g de amêndoas em pó ( salpiquei com canela e com uma pitada de noz moscada )
100ml de creme de leite
1 colher de chá amêndoas filetadas ( Troquei por castanhas de cajú picadas, não timha amêndoas )


Preparo
Massa
Num recipiente, misture os ingredientes com as pontas dos dedos. Amasse sem trabalhar muito até que forme uma massa uniforme. Envolva-a e, filme plástico e deixe-a descansar na geladeira por uma hora.

Após esse tempo, abra a massa com um rolo em formato arredondado, numa espessura de 5 mm. Coloque-a em uma forma redonda untada com manteiga. Faça furos na massa usando um garfo.


Recheio
Amasse rDescasque as maçãs, retire o coração delas e corte-as em fatias. Distribua em forma de flor sobre a massa.

Numa vasilha, misture os ovos com o creme de leite, açúcar e as amendôas em pó. Cubra as maçãs com essa preparação e termine com as amêndoas filetadas.

Finalização
Pré-aqueça o forno a 200°C. Leve a torta ao forno por 40 minutos.

Dicas do Chef
Sirva a torta morna acompanhada de Chantilly.

Experimente também flambá-la com Calvados ( aguardente de maçãs ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.