março 07, 2010

"A primeira ambrosia ninguém esquece"



Fiz ambrosia. Na minha imaginação, este doce seria um daqueles cheios de técnicas trabalhosas. Mas que nada, fácil demais. Coisa de criança. Não há outra forma de descrever o sentimento que tive ao terminar a receita, pois estava feliz como uma criança.

A receita, eu tirei da seção Receita de Família,  da revista  Pão de Açúcar - Revista Mais, onde  Lorena Calábria, apresentadora de TV, sugere a ambrosia como "um dos sabores inesquecíveis da infância", palavras retiradas literalmente do texto. Prática e de execução simples, o resultado é um doce com textura aveludada, apesar de seus gruminhos, e que é tudo de bom quando servida geladinha.

Como toda receita de família lembra conforto e comida de mãe. Na minha opinião, é um dever experimentar essa. Para os que já a conhecem, com certeza, o fogão é destino certo. Para os  marinheiros de primeira viagem, não deixem de experimentar porque receita fácil e gostosa é só elogios e alegria para o fim de semana.


Ambrosia
(4 porções)


Revista Mais - Pão de Açúcar - Número 1


Ingredientes
1 xícara de água
2 xícaras de açúcar
5 ovos
1/2 xícara de leite
10 cravos
2 pauzinhos de canela


Preparo
Faça uma calda rala com açúcar e água, entre 8 e 10 minutos no fogo baixo.

Bata separadamente as gemas e as claras em neve.

Misture o leite com os cravos e os pauzinhos de canela.

Junte as gemas, a mistura de leite e as claras em neve à calda quente, deixando os ovos talharem. Mexa com um garfo e espere até o ponto desejado. Menos tempo, mais mole. Mais tempo, mais consistente. Retire do fogo.

Quando esfriar, polvilhe com canela.


Dica da revista:
Para acelerar o processo, adicione o suco de um limão após a ambrosia adquirir a cor desejada.