abril 22, 2010

Capricho e superação.




Por vezes a internet, ou diretamente falando, escrever no blog me deixa frustrada. Não tenho tempo ou não sei me planejar como se faz necessário. Muitas das vezes fico lendo outros blogs e me sinto totalmente despreparada para a empreitada que o cozinhar de verdade impõe.

Mas por outro lado  tem o prazer, a diversão que deveria ser imposta em tudo que fazemos. Pelo menos a leveza deveria estar presente diariamente. É uma questão de saber viver, de não levar tudo tão a sério. A vida deveria ser um vagar. Claro que esse vagar não pode ser confundido com preguiça ou com falta de profundidade. O que quero dizer é que rir de nossos próprios erros é um grande aprendizado. Uma coisa fácil de falar contudo difícil de vivenciar.

Lembro-me das primeiras vezes em que fiz pão. O resultado nunca era satisfatório. Sempre ficavam um pouco duros. O engraçado é que as fornadas sempre eram belas, mas no final a textura era densa. Isso me dava uma desesperança, pois eu depositava neles uma expectativa de acerto, de me tornar uma excelente padeira. Depois de muito choro e tempo fui me aprimorando. Ainda tenho muito que assimilar, mas hoje consigo ler uma receita e traduzi-la para o meu método. Isso me enche de orgulho; depois de tantas lágrimas e frustrações, a superação. Por isso vejo a dedicação de algumas pessoas com admiração e respeito.

Agora surge um outro problema, como as pessoas conseguem organizar a vida para que a atualização de seus blogs seja diária? Para mim ainda um mistério.



 Pão de aveia capricho
( Sem adaptações. Literalmente copiada.)


Pães naturais - Romélia Meyer


Ingredientes
2 colheres, de sopa, de fermento seco para pão, granulado, biológico ou 1 tablete
1/2 de xícara de suco de cenoura ou de laranja ou de maçã, aquecido mas não deixe ferver!
1/4 de xícara de mel
1/4 de xícara de óleo ( costumo colocar de girassol )
2 ovos batidos e bem aproveitados na massa
2 xícaras de farinha branca comum
1 xícara de aveia em flocos
4 xícaras de farinha integral
2 xícaras, aproximadamente, de farinha de trigo integral
1/2 ou 1 colher, de chá, de sal ( a gosto)
1 xícara de passas escuras, sem sementes
Leite para pincelar os pães ao saírem do forno


Preparo
Aqueça bem e deixe amornar o suco que escolheu.Quando estiver morno, despeje sobre o fermento que deverá estar em uma tigela pequena. Misture bem. Em uma tigela grande coloque o mel e o óleo, junte aí o fermento bem dissolvido e 1 xícara de farinha de trigo, branca. Misture tudo. Ponha os ovos batidos, bata tudo bem e deixe descansar por 10 minutos.

Acrescente aos poucos e misturando tudo com a colher de pau: a aveia em flocos, a farinha integral e bata vigorosamente.

Termine com a farinha de trigo branca. Ponha o sal e as passas e agora amasse na mesa esfarinhada por uns 10 ou 12 minutos até obter uma massa elástica e macia. Unte a tigela limpa, ponha aí a massa, vire a parte untada para cima, cubra-a e deixe a massa crescer até dobrar de volume, cerca de 1 a 1/2 hora.
Abaixe-a e deixe-a crescer por mais 30 minutos.

Aí, divida a massa em pedaços conforme os pães que desejar fazer - 2 a 4 médios ou até 12 pequenos, redondos. O importante é trabalhar cada pedaço, formar o pão ou pãezinhos - fechá-los bem! Unte assadeiras ou fôrmas para pães. Deixe-os crescer até dobrar de volume, em lugar quente. Antes de os colocar no forno, uns 10 a 12 minutos, acenda o forno em quase moderado - 180°C. Para crosta boa ponha uma latinha de goiabada com água no fundo do forno.

Asse os pães até corarem e soarem oco quando neles se bater com os nós dos dedos. Ao retirá-los do forno, pincele-os com leite. Pode colocar um pano úmido sobre eles enquanto esfriam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.