maio 14, 2010

Chocolate para um lanche rápido

DSC08165
Não sei se já aconteceu com vocês, mas neste exato momento acabei de deletar, por não ter salvo, um post muito legal que fiz em homenagem ao bolo que vocês podem ver aí encima. Em minhas postagens acontece várias vezes das entrelinhas dos parágrafos se rebelarem. Então fico procurando como colocá-las em seus devidos lugares, uma luta insana pois não sei quase nada de html. Desta vez o post foi parar nas profundezas da web. Tudo bem, recomeço encarando como um desafio. Desafio de fazer um post melhor do que o anterior.

Ontem tentei organizar minhas imagens destinadas, nada menos nada mais, pra meus blogs. E aí, diante dos meus olhos surgiu um bolo de chocolate que não faço há muito tempo e que me deu água na boca. Delícia que se tiver um espaço no meu dia irei fazer novamente.

A receita que copiei da revista Estação Zona Sul. Publicação da rede supermercados com o mesmo nome. A cada três meses, chefs de restaurantes cariocas ensinam, para quem se encanta por alimentos, técnicas e receitas de acordo com as especialidades de cada um. A edição dedicada ao outono deste ano, apresenta o tomate com matéria principal.

A primavera foi a minha edição escolhida e que a Estação Zona Sul elegeu para comemorar seus 10 anos de aniversário, em 2008. A capa, diga-se de passagem maravilhosa, foi o meu encantamento. Uma torta tropical, receita da chef Ana Ribeiro, com duas taças de champanhe e que me fez comprar a revista. Adoro bolos , tortas, biscoitos, petiscos.

O bolo que escolhi dentre vários se chama "Bolo de Ocasião", tradicional na família de Maria Luiza Ferrari, Food Stylist mineira, oferecido para pessoas queridas em várias ocasiões por sua mãe e tias, daí o nome da gostosura. E para reverenciá-lo temos que saborear cada fatia lentamente deixando o sabor das especiarias surgirem na boca com mágica e agradecer por Maria Luiza ter participado da revista para nossa sorte.


DSC08172
Bolo de Ocasião
Serve 10 pessoas

Revista Zona Sul - Primavera 2008


Ingredientes
125g de manteiga
375d de açúcar
4 ovos
1 xícara de leite
320g de  farinha de trigo
125 de chocolate em pó
2 colheres, de chá, de canela em pó
2 colheres, de chá, de noz-moscada ralada
2 colheres, de chá, de cravo em pó
e colheres, de chá, de fermento em pó
Manteiga para untar
Farinha de açúcar de confeiteiro para polvilhar

Preparo
Aqueça bem o forno a 180º

Bata a manteiga com o açúcar. Junte os ovos inteiros, e continue batendo até clarear. Junte o leite, a farinha de trigo sem parar de bater. Adicione o chocolate em pó, sempre batendo, e as especiarias. Por último coloque o fermento.( Neste ponto eu prefiro desligar a batedeira).

Unte e polvilhe com a farinha  uma fôrma com furo. Abaixe o forno para 150º e leve a massa para assar
Ainda quente polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

Um comentário:

  1. que bolo delicioso,e já me aconteçeu muita vez sim deletar hihihihi,só tem mesmo uma solução começar de novo hihihih

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.