maio 08, 2010

Coincidências



Coincidência ou não  vou falar de limões, o  mesmo tema que o do Richie, o meu mais novo seguidor,que tem esse blog, bacanérrimo. Adorei, Richie! Aguarde que vou passar a receita do geléia de caqui,ok?

Lima, limão e limão siciliano. Fiquei empacada quando li uma receita do Jaime Oliver - Torta de lima e limão - que pedia essas frutas. Na mesma hora lembrei da nossa lima, e a dúvida aumentou. Depois vi que em alguns livros a imagem do limão era a do Siciliano e não o nosso verdinho. Até que no blog da "Mestra" Carla Pernambuco tudo ficou explicado. As dúvidas podem ser tiradas aqui.  Tudo é questão de tradução e de descondicionamento cultural. KKK

Para este post fiz bolinhos assados em banho - maria com creme de limão. Olha, como a minha tradução foi feita através do Google, não entendi a finalização da receita. Mas vou escrever a receita do modo como fiz literalmente. Por quê? Bem,  misturei os dois cremes seguindo a minha intuição, o que para mim não influenciou no resultado. Um bolinho com um creme bem azedinho , só que ambos separados. Confesso que o meu ficou com uma tirinha de bolo e bastante creme, um pouco diferente da foto da receita original. Tudo bem estão sendo devorados rapidamente.

Alias, se alguém souber como se finaliza esta receita, me avisa tá?




Bolo cremoso de limão
( Minha tradução para o título em inglês)

Serve 6 pessoas
 
Receita original.
Desserts Magazine - Revista on- line


Ingredientes
3 colheres, de sopa, de manteiga sem sal, derretida e fria
3/4 de xícara de açúcar granulado, um pouco a mais para polvilhar nos ramequins
1 colher, de sopa, de cascas de limão ralada3 ovos grandes, separados
1/3 de xícara de farinha de trigo
6 colheres, de sopa, de sumo de limão espremidos na hora4 xícaras de farinha integral
2 xícaras, aproximadamente, de farinha de trigo integral
1/8 de colher, de chá, de sal marinho

Preparo
Aqueça bem o forno. Unte 6 ramequins com manteiga e polvilhe com o açúcar excedente. Ferva água para o banho - maria.

Em uma tigela média, misture o açúcar, o sal e a farinha. Em outra vasilha, bata as gemas com a manteiga até ficarem bem misturadas.

Bata o leite, o sumo e as raspas das cascas dos limões. Adicione á mistura de farinha que resultará em uma massa bem líquida.

Bater as claras em neve e acrescente às gemas, delicadamente.

Aqui, eu misturei a mistura da farinha com a das gemas. ( Pura intuição.)

Colocar os ramequins em uma forma grande; preencher com a água fervente e levar ao forno por meia - hora ou até que estejam dourados por cima. Se preferir faça o teste do palito.

Esse bolo cozido pode ser servido à temperatura ambiente ou gelado, polvilhado com açúcar de confeiteiro na própria forminha ou virado em um prato. Pode-se cobrir com molho de framboesas, receita encontrada na revista on-line "Desserts Magazine".

Um comentário:

  1. Ahhhh fui citado!!!hahahahah Q legal, obrigado pela propaganda!hehehe Nossa, REALMENTE cremoso esses bolinhos, cara otima!

    bjão pra vc, viu?

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.