dezembro 20, 2010

Clafoutis de cerejas


Neste exato momento - isso foi no sábado - acabo de colocar no forno meu clafoutis. Eu não disse que minha volta seria breve? Tão breve que até me surpreendeu. Bem, estou de volta e me sinto feliz.


Clafoutis é uma receita clássica francesa. Na minha opinião, a textura me fez lembrar um pudim de pão. Na verdade é um pudim assado que pode ser feito com qualquer fruta. As cerejas foram as minhas escolhidas, escolha clássica. Este pudim é para ser saboreado morno, mas nada impede que seja servido frio.


A receita que usei foi da agenda Gourmet de 2009, do Chef Roland Villard, e tem algumas diferenças em relação à receita do livro “Sobremesas e suas Técnicas - Le Cordon Bleu”, onde fui buscar mais informações. O ingredientes variam nas quantidades dos ovos e açúcar e no uso de manteiga derretida e creme de leite; na do Le Cordon Bleu  os dois últimos ingredientes não são usados, mas acrescenta-se essência de baunilha.

Aproveito para passar uma pequena lista de frutas usadas para pudim assado que são mencionadas no livro Sobremesas do Le Cordon Bleu. Dica boa para próximas receitas.

Frutas para pudins assados
  • Maçã descascada e sem sementes, cortada ao meio, em quatro ou em fatias;
  • Damasco fresco sem caroço e fatiado;
  • Ameixa seca sem caroço embebida em conhaque e escorrida;
  • Groselha inteira ou sem pele;
  • Talos macios de ruibarbo em pedacinhos;
  • Ameixa fresca sem caroço cortada ao meio.





    Clafoutis de Cerejas

    (6 porções)



    Agenda Gourmet - Receita assinada pelo Chef Roland Villard


    Ingredientes

    1Kg de farinha de trigo 

    60g de açúcar
    3ovos
    250ml de leite
    50ml de creme de leite
    80g de manteiga derretida
    500g de cerejas frescas
    1 pitada de sal

    Preparo
  • Lavar e retirar os cabinhos das cerejas. Reserve.

    Pré - aqueça o forno a 180°.

    Em um recipiente, coloque a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Adicione aos poucos os ovos e o leite misturando até obter uma massa bem lisa. Acrescente o creme de leite e a manteiga. Adicione as cerejas à massa.

    Unte uma forma refratária com manteiga, despeje pa preparação nela. Leve ao forno por cerca de 40 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.