setembro 14, 2012

Desafio Daring Cooks: Paella


"Blog-checking lines: Our Daring Cooks’ September 2012 hostess was Inma of la Galletika. Inma brought us a taste of Spain and challenged us to make our very own delicious Paella!"

Este é o segundo desafio de que participo através dos "Darings" - ousados, corajosos, atrevidos. Seja como for, quem faz parte desse grupo sempre irá entrar em contato com o inusitado. Histórias, culturas diversas e receitas familiares nos são apresentadas com toda a generosidade de quem gosta de compartilhar . Desta vez, Inma nos desafia com um prato tipicamente espanhol - Paella.

Prato típico de Valencia, a terceira maior cidade da Espanha, a Paella pode ser apresentada em versões variadas  e tem como ingredientes principais os legumes e o açafrão. Este último pode ser substituído por "Paellero Carmencita", um mix de temperos composto de pimentão, açafrão, sal e farinha de milho, ou por páprica. Carnes, frutos do mar e frango, a gosto de quem prepara, finalizam a composição desse prato colorido e aromático.

Inma nos ensina fazer a Paella preparada por sua família e sugere, para quem não come carne, uma receita de Paella Vegetariana. É só clicar aqui e seguir todas as dicas passadas por ela. E, para quem quer mais informações, a mexicana filha de espanhola, sugere três videos para que não fique nenhuma dúvida sobre esse destaque da culinária espanhola.

Eu segui a receita do desafio e mesclei com a que José Hugo Celidônio escreveu para a coleção "Sabores do Mundo", fascículo dedicado à Espanha. Acrescentei as lulas e o pimentão verde. Gostaria de ter colocado mexilhões em meia concha, mas como só os encontrei sem as respectivas, preferi omitir. Na minha opinião, o prato ficaria bem mais charmoso.

Com a diversidade de sabores e aromas, a Paella é perfeita para um almoço de domingo. Surpreenda a família e depois conte como foi a sua experiência. Boa sorte!




Paella 
Receita do desafio The Daring Kitchen + coleção Sabores do Mundo - Cozinha Espanhola
( Rendimento: 3 pessoas. Receitas adaptadas por mim.)


 Ingredientes
12 camarões grandes, limpos e inteiros
150g de lulas cortadas em aneis
125g de lombo de porco cortado em cubos
200g de filé de peito de frango em cubos
200g de arroz lavado e escorrido
2g de Paellero Carmencita ou 1colher (chá)  de açafrão ou páprica
2 dentes de alho picados
2 tomates sem pele e sementes triturados
1/2 cebola grande cortada em cubos
1/2 pimentão vermelho e 1/2 pimentão verde cortados em tirinhas
125g de vagem francesa cortadas em rodelas
125g de ervilhas
2 xícaras de água quente ou de caldo de galinha
Sal
1 punhado de salsa
4 colheres (sopa) de azeite
1 limão

Preparo
Faça o "mise en place", ou seja, separe, corte, limpe e pese todos os ingredientes.

Em uma paellera ( frigideira com duas alças ) ou uma frigideira grande aqueça o azeite e refogue os dentes de alho. Reserve.

Frite o camarão até que fique rosa e as lulas. Reserve.

Frite os filés de frango e a carne de porco.

Adicione os pimentões e a cebola. Junte os pimentões vermelho e verde, os tomates triturados, o frango e a carne de porco. Acrescente água quente ou caldo de galinha até cobrir todos os ingredientes. Deixe cozinhar por 30 minutos.

Enquanto isso, esmague em um pilão o alho refogado, o tempero escolhido e um pouco da salsa. Reserve.

Acrescente as vagens francesas.

Espalhe o arroz em toda paellera e coloque o restante da água. Durante o cozimento, se precisar, acrescente mais água.

Pouco antes do arroz estar cozido, junte as lulas, o camarão e as ervilhas e pingue algumas gotas de limão.

Ao término do cozimento, retire a panela do fogo e cubra com papel de alumínio. Deixe descansar por 5 minutos antes de servir.

Decore o prato de acordo com sua criatividade.