novembro 28, 2012

Convite dos "bão" - Teatro, muito baião e pudim de tapioca


Dos povos tupis ao nordeste; do nordeste para o Brasil, daí se vão cinco séculos de mandioca transformada em iguarias, sendo que a mais conhecida é a tapioca. Gostosura que hoje se vê sendo feita em carrocinhas pelas ruas do Brasil, nada mais é que amido, fécula ou goma de mandioca, ou seja, polvilho doce aquecido em frigideira. Não contém glúten  e combina com uma infinidade de recheios para todos os gostos. Para nordestinos e nortistas, substitui o pãozinho francês no café da manhã. ( Fontes: http://www1.folha.uol.com.br/comidahttp://alimentoscooking.blogspot.com.br/)


http://chefaporter.com.br/tag/belem-do-para/
A fama da tapioca é tão grande que quando nos referimos a qualquer iguaria feita a partir da goma de mandioca, esta é chamada de "tapioca". Não é para menos, já pensou pedir um cuzcuz de goma de mandioca? Nem passa pela imaginação.

Confesso que quando morava em Salvador tapioca não era o alimento que eu mais apreciava. Lá, lembro-me bem, era vendido nas ruas o mingau em copinhos de plástico e, bem enfrente do prédio onde morava na Pituba, tinha a kombi da Sorveteria da Ribeira, e o sorvete de "tapioca" não era o meu preferido. Mas como nada na vida é imutável, rendi-me ao sabor maravilhoso do nosso "crepe". Mas aqui, eu quero falar de outra delícia que pode ter o sabor da "tapioca", o pudim.




Este doce, já era servido nos séculos XVIII e XIX como prato principal nos navios da Marinha Real, na Grã-Bretanha. Na realidade, segundo o professor Gérson, é uma expressão genérica usada na Grã-Bretanha e Austrália denominando diversos pratos como o pudim de natal, o manjar e até o pudim de filé e rim. Outra história, conta que um abade português, que nunca revelava suas receitas, fez um competição entre confeiteiros na qual o vencedor seria aquele que conseguisse se aproximar à sua receita. Ninguém venceu. Porém, depois de sua morte, seu caderno de receitas desapareceu misteriosamente. Assim, foi revelada a receita do Pudim de Priscos, que entre seus ingredientes figurava o toucinho de porco.


O pudim de tapioca é muito fácil de fazer e a receita que escolhi rende bastante. Fiz uma fôrma média, duas  pequenas e duas micro. A textura é cremosa, e isso faz com que a gente tenha vontade de comer uma fatia toda hora. Na verdade, Ana Jackie, quem sugeriu a receita no CyberCook, tem toda razão quando no título escreve que é simplesmente maravilhoso. Mas, quem ficar com medo de engordar, por favor, não resista e faça a metade do que pede a receita. Melhor, divida em forminhas e presenteie os amigos. Daí, todos vão ficar felizes e você poderá se deliciar também.

Você gosta de teatro? Já que a receita tem uma pitada de nordeste, aproveite para ver que "belezura" de espetáculo...

http://www.youtube.com/watch?v=i2rZw6xKN70

Não falei? Então, faço o mesmo convite "bão" que um amigo me fez: Assistam ao espetáculo MARAVILHOSO e IMPERDÍVEL em comemoração aos 100 anos de Luiz Gonzaga - Gonzagão, a lenda. Direção e texto de João Falcão, o musical ficará em cartaz até 16 de dezembro, de quinta a domingo, às 19h, no Teatro Sesc Ginástico - Rua Graça Aranha, 187 - Centro.

Pudim de tapioca e um ótimo espetáculo para vocês!

Pudim de Tapioca



Ingredientes
1xícara (230g) de farinha de tapioca
600ml de leite
4 colheres (sopa) (60g) de coco ralado seco
400ml de leite de coco
1 lata de leite condensado
6 gemas
6 claras batidas em ponto neve
1 colher (sopa) (15g) de margarina derretida (Usei manteiga sem sal)
2 xícaras (360g) de açúcar cristal para caramelizar

Preparo
Pré - aqueça o forno em 180°C.

Em uma tigela, coloque a farinha de tapioca, o leite e o coco ralado e deixe hidratando por +/- 4 horas em temperatura ambiente.

Em uma batedeira, coloque o leite de coco, o leite condensado, a margarina e as gemas. Acrescente a tapioca hidratada. Bata bem até dissolver os grumos da tapioca.

Misture delicadamente as claras em neve.

Caramelize uma fôrma de pudim grande ou várias de tamanhos diferentes e acrescente a mistura da tapioca.

Leve ao  forno em banho-maria até que espetando um palito, este saia limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.