novembro 22, 2012

Faça você mesmo seus azeites aromatizados.


Um dos meus passeios preferidos é entrar em livrarias e ficar fuçando aqueles cantinhos onde são colocados livros que muitas vezes passam despercebidos por serem fininhos e pequenos. Descobertas incríveis são assim feitas, e dessa maneira é que apresento um livro, novamente da CookLovers, chamado "Atelier de receitas - Azeites aromatizados". O subtítulo é apaixonante: " Faça você mesmo 20 receitas fáceis". Precisa escrever mais alguma coisa ????Eu mesma respondo: - SIMMM.


André Boccato sintetiza  a história do azeite e da sua aromatização,  descreve a  classificação do mesmo em poucas palavras, nos mostra um passo a passo básico com imagens, somente para nos levar à sedução maior que são as receitas práticas com fotos lindas e inspiradoras. Dessa maneira, a única coisa a se fazer é nos render a paixão dos novos aromas que o azeite pode ter, e harmonizar com as sugestões que o autor e sua equipe nos dão ao final de cada receita. Tudo é muito simples, e fiquei pensando que em uma linda garrafa, o azeite aromatizado e feito por mim, pode ser um belo e diferente presente para essa época natalina.


Bem, o azeite que fiz levou alho e flor de sal. Acrescentei alguns grãos de pimenta rosa porque vi em outra receita e achei que ficaria bom. E realmente ficou.


Logo, como todos que gostam das coisas boas da vida, torrei um bom pedaço de ciabatta com meu azeite aromatizado e fiz ovos na tigelinha para mim e meu marido.


No mesmo dia, fiz uma pizza e regamos com o azeite. Delícia! E, passados mais alguns dias, com os sabores do alho e da pimenta rosa  mais intensos,  fritei alguns bifes com resultado maravilhoso! Depois disso, espero que a inspiração tome conta de vocês, porque hoje, irei aromatizar um azeite com baunilha, cravo, anis estrelado e canela para regar um bolo neutro. Curiosidade aguçada porque será a primeira vez que irei experimentar doce regado com azeite. Depois conto para vocês.


Azeite de alho e flor de sal
Atelier de receitas - Azeites aromatizados- Andre Boccato e Equipe CookLovers


Cuidados especiais:
  1. Esterilizar a garrafinha e a tampa por 5 minutos. Deixar por mais 3 minutos com a boca voltada para baixo. Ao retirar, deixar secar emborcado;
  2. Se usar especiarias, tostar em frigideira antes de usá-las;
  3. Submergir totalmente os ingredientes adicionados ao azeite;
  4. Armazenar em local com menos contato com o oxigênio ou com luz direta;
  5. Consumir em até 3 semanas.

Ingredientes
250ml de azeite 
1 cabeça de alho
1 colher (chá) (4g) de flor de sal

Preparo
Pré - aqueça o forno em 180°C.

Separe os dentes de alho, amasse-os levemente e disponha em uma assadeira com um fio de azeite.

Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até dourar. 

Retire do forno e coloque os dentes de alho dentro da garrafa de azeite. Complete com o azeite, acrescente o sal e feche.

Agite bem antes de servir.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi,

      Estava procurando uma receita para saborizar o azeite com alho e não entendi o que são "250 ml de azeite de fatinha de trigo". Pode me ajudar?
      Flávia

      Excluir

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.