dezembro 09, 2012

Pão da Casa: Pão com azeite aromatizado ( Post revisitado )


Quando a ocasião pede sempre tenho na memória alguma receita que vai garantir sucesso entre meus convidados.  Foi assim que lembrei de uma matéria com a cantora Virginia Rosa para a Revista Claudia. Na ocasião, ela preparou um almoço especial para Debora Falabella. Inspirada, preparei um para minha amiga Cida.

O cardápio foi bem simples: saladinha verde com azeitonas pretas e tomates secos regados com azeite na entrada, e como prato principal, risoto de beterrabas e gorgonzola . Para beliscar, enquanto colocávamos o papo em dia, servi o mesmo pão integral que a Virginia assou para as suas convidadas. A receita é facílima e rende muito, por isso fiz apenas a metade resultando em três pães. Foi uma ótima opção, fiquei com um e o terceiro ofereci de presente para a Cida.

Os pães ficaram com uma textura macia, e o gostinho sutil do azeite na massa foi acentuado quando regávamos com o azeite aromatizado. As sementes de linhaça foram substiuídas por gergelim preto e não coloquei as castanhas porque não tinha em casa. Preguiça de comprar... Mas acrescento que a crocância do gergelim é um contraponto super gostoso com o doce das passas.

Então, fica aí uma sugestão para pequenas ocasiões tão especiais quanto as pessoas que convidamos para partilhar bons momentos em nossa casa.

Pão com azeite aromatizado
Revista Claudia - comida e bebida - parte integrante da edição nº 568




Pão
Ingredientes
30g de fermento fermento biológico  
5 colheres, de sopa, de açúcar mascavo
1 colher, de sopa, de sal
4 xícaras de água quente 
5 1/2 xícaras de farinha de trigo
4 xícaras de farinha integral
100g de manteiga
1/2 xícara de azeite
1 xícara de gérmen de trigo
1 xícara de farelo de trigo
1/2 xícara de linhaça
1/2 xícara de aveia em flocos
1/2 xícara castanha - do - pará picada
1/2 xícara de uva passa preta sem sementes
1 ovo

Preparo
Pré - aqueça o forno em 200°C.

Em uma tigela grande, misture o fermento, o açúcar e o sal. Acrescente 1 xícara de água, 2 xícaras de farinha de trigo e 1 xícara de farinha integral. Deixe descansar até crescer e formar bolhas.

Em outra tigela, junte outra xícara de água quente e a manteiga. Deixe esfriar e misture à massa. Adicione 2 1/2 xícaras de farinha de trigo, a farinha integral e a água restante. Junte os demais ingredientes e misture.

Em uma superfície polvilhada com farinha de trigo, sove a massa, juntando aos pouco a farinha de trigo restante. Continue a sovar a massa por mais 5 minutos e deixe crescer, coberta com um pano, por 1 hora ou até dobrar de volume. Com o punho, pressione o centro da massa, amasse por mais 5 minutos e modele os pães. Faça alguns cortes na superfície das massas, formando losangos. 

Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha . Leve ao forno pré - aquecido por meia hora. Reduza para moderado (180°C) e asse por mais 30minutos ou até os pães dourarem.

Pincele com manteiga e deixe descansar no forno desligado por mais cinco minutos.

Azeite aromatizado
Ingredientes
1 vidro (500 ml) de azeite
3 ramos de alecrim fresco
1 colher, de sopa, de sal grosso
3 pimentas dedo-de-moça
2 dentes de alho com casca
3 tirinhas de casca de limão

Preparo
Na véspera, misture o azeite com os demais ingredientes.

Sirva com o pão.

Um comentário:

  1. Oi, vc caiu do céu, menina. Estou procurando as receitas dessa reportagem da Virgínia Rosa para a revista Claudia faz tempão.Preciso da receita do peixe, e da salada lindona que ela preparou.Vc pode mandar por e-mail, para mim? Escute, de que mes era aquela Claudia? "Alguém" sumiu com o suplemento culinário, e não pude preparar nem a salada.Obrigadíssima, beijos.
    Tereza

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.