Hoje, ao acordar e olhar para a janela do quarto pude ver aquele morro iluminado da mesma maneira que os prédios lá atrás. Então, rapidamente saí da cama, coloquei as lentes, peguei a máquina fotográfica e, claro, a luz do sol já tinha ficado diferente. Já na varanda, ao olhar para o lado direito...
Bem, esta é a vista do lado direito da minha varanda... Hoje, especialmente hoje, recebi este lindo presente da natureza. Quantas coisas belas perdemos ainda quando estamos dormindo! Então, logo achei a inspiração que faltava para meu post de hoje. E a chave para a mesma são os presentes que recebi na semana, ou seja, o presente da natureza e um outro do meu vizinho.
Como postei ontem no Facebook, a receita do dia é pão sem adição de açúcar. Então, este alimento delicioso irá fazer o papel de presente em agradecimento a gestos delicados e espontâneos que nos surpreendem por não serem esperados.
A natureza me deu luz e uma vista linda, e das mãos de meu marido recebi dois CDs gravados por um vizinho que é músico. Amei o gesto do Ricardo que totalmente livre de obrigações ou gentilezas educadas pediu ao meu marido para me entregar sua arte . Eu e meu vizinho apenas nos encontramos no elevador do prédio. Mas nesses pequenos e rápidos encontros nos tornamos amigos. Não amigos para trocar confidências etc., mas simplesmente amigos para curtas conversas que me faz muito bem.
Mas, e a receita do pão?
A receita esta logo abaixo, porém algumas e poucas palavras sobre esse pãozinho são indispensáveis. Os ingredientes para esse pão são bem básicos - farinha de trigo e farinha integral, óleo, sal, fermento biológico seco ou fresco. Para dar uma incrementada, adicionei gergelim preto e algumas sementes de girassol. Você poderá acrescentar à massa o que quiser, por exemplo, queijo parmesão ralado ou até mesmo alecrim. Fica a seu critério. Na lista de ingredientes, copiados fielmente do livro da Gracia Wenna, é citado fermento granulado que é o mesmo que biológico seco. Neste post, explico como faço os meus pães. Aqui, copiei a técnica da autora do livro. Esse pão é bastante nutritivo e muito gostoso. Ótimo com requeijão ou um bom naco de queijo. Não é uma boa sugestão para um presente?
Pão integral sem açúcar
Delícias sem açúcar - Gracia Wenna
1 colher (sopa) (15g) de fermento granulado ou 1 tablete (15g) de fermento de padaria
1 colher (chá) (10g) de sal
*2 colheres (sopa) (30g) de óleo
*1/4 de ovo ( bata ligeiramente 1 ovo com um garfo e use 1 colher (sopa))
Pré - aqueça o forno em 180°C.
Desmanche o fermento na água, junte o óleo, as farinhas e o sal.
Sove a massa por uns 10 a 15 minutos. Deixe fermentar numa fôrma de pão ligeiramente untada com oléo, até dobrar de volume.
Dê três cortes na superfície com uma gilete, pincele com o ovo e asse por uns 45 minutos.
Nota:
* Na minha versão, usei azeite para a massa e para pincelar o pão.
Eu acabei de fazer este pão, espero que tenha ficado gostoso.
ResponderExcluirqual é a quantidade de água?
ResponderExcluirQual a quantidade de água?
ResponderExcluir... gostava de saber a quantidade de água, por favor... ;)
ResponderExcluir