janeiro 17, 2013

Pão da Casa: Pãozinho doce com laranja


Hoje comecei o dia visitando o blog da Marly, o Saboreando a vida, e fazendo uma descoberta super legal. Na web existem um infinidade de desafios para todos os gostos. Esse que a Marly faz parte coincidiu com uma meta que estabeleci para eu alcançar em 2013. Meta razoável, pois ler é melhor do que não fazer nada. Decidi ler 12 livros durante o ano ou 24, se puder. 2013 - Literário é o nome do desafio proposto por Erica Bosi. Há algumas regras para participar, nada complicado. Se querem ser incentivados a ler, a participação é um bom começo.


Já que um bom livro é também uma boa companhia, e algo gostoso complementa tudo que há de bom na vida, sugiro este pãozinho para o "encontro". À primeira vista parece ser uma receita complicada, mas pelo contrário, é muito fácil. Dividida em três partes - massa, recheio e cobertura - as duas últimas podem ser preparadas enquanto a massa cresce. É rápido e bem fácil, não desistam. Depois é rechear, deixar crescer e assar.

Esse pãozinho com gostinho de laranja é tudo de bom. Pode até acompanhar o cappucino do post anterior. E não vamos esquecer um bom livro  pode fazer parte desse momento gostoso. Que tal?


Pãozinho doce com laranja
 Claudia - Comida e Bebida - Edição 584




Ingredientes
15g de fermento biológico fresco
1/3 de xícara de água morna
1/2 xícara de leite
2 colheres (sopa) (30g) de manteiga derretida
2 colheres (sopa) (30g) de açúcar
1colher (chá) (2g) de sal
1 ovo
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
Óleo para untar

Preparo
Em uma tigela, dissolva o fermento na água e deixe descansar por dez minutos. Em outra tigela, misture o leite com a manteiga derretida, o açúcar e o sal. Adicione o ovo e o fermento e misture. Acrescente a farinha. 

Em uma superfície polvilhada com farinha, sove a massa até que fique lisa. Em uma tigela untada com óleo, deixe a massa crescer, coberta com um pano, por uma hora ou até que dobre de volume.

Abaixe a massa com o punho. Em uma superfície polvilhada com farinha, sove mais um pouco a massa.  Polvilhe a superfície novamente com farinha, e abra a massa com um rolo até obter um retângulo de 33 x 40cm.

Distribua sobre ele o recheio e polvilhe com as nozes picadas. Enrole pelo lado maior, pressionando, e corte o rolo em 16 fatias. Arrume-as em duas assadeiras, untadas com manteiga, cubra com um pano e deixe descansar por mais 30 minutos.

Pré aqueça o forno a 180°C. 

Asse os pãezinhos por 25 minutos ou até dourar. Deixe amornar e regue com a calda de laranja.


Ingredientes para o recheio
3 colheres (sopa)(45g) de manteiga amolecida
1/3 de xícara de açúcar
2 colheres (chá) (10g) de casca de laranja ralada

Preparo
Em uma tigela, misture a manteiga, o açúcar e a casca de laranja ralada.


Ingredientes para a cobertura
2 colheres (sopa)(30g) de suco de laranja
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) (5g) de casca de laranja ralada

Preparo
Em uma tigela, misture todos os ingredientes, despeje sobre as fatias ainda mornas e sirva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.