fevereiro 05, 2013

Faça você mesmo seus azeites aromatizados 2 : Baunilha e anis estrelado


O que é passar a vida condicionada a um hábito? Faço esta pergunta porque a minha santa ignorância impedia-me de usar o azeite de forma diferente. Sempre pensei que  fosse usado apenas para temperar receitas salgadas, pães e saladas. Por essa e outras "cositas" mais é que a leitura se faz necessária na vida do ser humano.

http://www.cooklovers.com.br/Content/4/296/andre-boccato-lanca-livro-azeites-aromatizados-na-livraria-gourmet
Ler é indispensável para mim. Adoro livrarias, e foi em uma delas que encontrei esse livrinho, já citado aqui. Nele descobri o uso do azeite em bolos, sorvetes, tortas e em crepes doces. Não o incorporando à massa, mas regando, generosamente, a sobremesa que estiver pronta para ser devorada.













A receita original pedia fava de baunilha e cardamomo. Este não consegui encontrar para comprar. Então o jeito foi improvisar. Experimentar, ousar. O azeite permite isso. Basta ter o cuidado de escolher um com qualidade e sabor suave. Optei por um com 2% de acidez. 

O cardamomo foi substituído por anis estrelado  aquecido na frigideira antes de ser  colocado dentro da garrafinha. Ponto importante: esterelizar a garrafa. Outras dicas devem ser conferidas aqui .



Antes de qualquer palavra a mais, preciso explicar o por quê do tamanho enorme da imagem acima. Depois de várias tentativas para centralizá-la e não deixar um buraco entre ela e o parágrafo anterior, resolvi não brigar com o Blogger e aumentei o tamanho da imagem. Consegui este resultado que permite enxergar os detalhes da garrafinhas maravilhosas encontradas nas minhas horas de garimpo em brechós.

http://www.usoedesuso.com.br/loja.php
Lindas, logo que as vi não tive dúvidas, comprei. Encontrei na Uso e Desuso, em Copacabana. A loja tem uma entrada bem pequenina, mas ao entrar um mundo de taças, enfeites, pratinhos, móveis, óculos espetaculares vão se apresentando ao nosso olhar como mágica. Impossível resistir. O custo dos objetos é bem justo. O trio de garrafinhas saiu por R$ 22,00. O atendimento é muito bom. Tudo no capricho. Comprei, também, um buffet para minha sala que me custou R$ 600,00. Usado, portanto necessita de uma pequena reforma. Nada que não se possa fazer em casa, com criatividade. Mas, meu buffet é lindo! A entrega foi nota dez nos quesitos cuidado, pontualidade e cordialidade.  Vale a pena conferir! Detalhes são importantes, faz a diferença. 

Um azeite aromatizado com doçura faz a vida ficar mais gostosa. E antes que eu me esqueça, desta vez deixei meu azeite com baunilha e anis curtindo por duas semanas em um armário escuro, somente  para acentuar o sabor. Fica aqui a ideia para que suas sobremesas fiquem mais gostosas. O que achou? 

Boa semana para todos.


Azeite de baunilha e cardamomo
Atelier de receitas - Azeites aromatizados- Andre Boccato e Equipe CookLovers



Ingredientes
250ml de azeite
1 fava de baunilha
4 cardamomos (Substitui por anis estrelado)

Preparo
Em uma frigideira, aqueça os cardamomos para liberar os aromas e eliminar qualquer micro-organismo que possa se desenvolver no azeite aromatizado. Retire do fogo, espere amornar e reserve.

Corte a fava de baunilha ao meio, raspe as sementes e coloque dentro do recipiente. Complete com o azeite, os cardamomos, acrescente a fava e feche.

Agite bem antes de servir.

Sugestão de harmonização:
Tortas, sorvetes, crepes doces, bolos.

Um comentário:

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.