fevereiro 07, 2013

Focaccia


Revista Estação Zona Sul em mãos significa água na boca certamente. Desta vez, fui conquistada pelo chef Piero Cagnin que em sua matéria sugere três sanduíches de focaccia para matar a fome de qualquer folião que goste de coisas apetitosas para os dias de carnaval. Claro que os sanduíches serão feitos para um próximo post, mas isso não significa que os "sandubas" não possam ser apreciados antes da postagem; basta ir a qualquer supermercado Zona Sul comprá-los prontos ou montá-los na hora. Eu preferi assar minha própria focaccia, coisas de quem gosta de cozinhar. 


Curiosidades:

Segundo Marcella Hazan em seu livro Essentials of Classic Italian Cooking, primeiro surgiu o panis focacius, pão achatado assado em fornos parecidos com o da imagem acima, que com o tempo foi transformado na focaccia conhecida por todos nós.

http://rometour.org/liguria-genoa-northern-regions.html
Este pão, nas diferentes regiões da Itália, tem seu nome modificado. Focaccia é mais conhecido na Ligúria; ao norte é chamado de pizza genovese; crescentina na Bologna e de schiacciata  em Roma e Forença. Marcella comenta que em Veneza e na Bologna ao pedir focaccia será servido a você panettone. A escritora é uma mestra!


A receita que testei foi retirada do livro do Oliver Anquier, Padaria em casa. A diferença entre as receitas do francês e da italiana, é que no primeiro o líquido usado é o leite e não água como a da Marcella. Sendo a curiosidade um caminho que leva ao conhecimento, breve vou postar, também, a receita italiana com azeitonas pretas.

Então para o carnaval fica a sugestão - você pode ir ao Zona Sul ou fazer sua própria focaccia. Este pão pode ser cortado em tirinhas, regado com um bom azeite e servido como aperitivo até o post dos sanduíches ser escrito. Boa folia para todos!

Focaccia italiana

 Ingredientes
1Kg de farinha de trigo comum
530ml de leite em temperatura ambiente
150g de azeite de oliva
150g de açúcar
20g de sal
30g de fermento biológico

Cobertura
Azeite de oliva
Sal grosso levemente polvilhado
Alecrim fresco picado
Pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Preaqueça o forno.

Dissolva o fermento em um pouco de leite e deixe descansar por 20 minutos, para formar o que chamamos de esponja.

Depois disso, misture todos os ingredientes e amasse por 10 minutos até obter uma mistura bem lisa. Deixe descansar até dobrar de volume, por 20-25 minutos.

Abra então a massa numa assadeira retangular. Deixe crescer até que a massa dobre de volume novamente. Enfarinhe um dedo e enfie na massa fazendo buracos irregulares de cerca de 1cm. Esta é uma operação essencialmente estética.

Pincel a focaccia com azeite de oliva e polvilhe com sal grosso, alecrim e pimenta-do- reino antes de colocar no forno preaquecido.

* Receita copiada literalmente do livro.

Um comentário:

  1. Oi, Fernanda,

    A sua focaccia ficou perfeita! E deve ter ficado grande também, levando 1kg de farinha, né? Quanto aos desafios do DK ou DB eu até tenho vontade de participar, mas levo uma vida tão doida, que fico com receio de não conseguir cumprir as metas dentro do prazo, rsrs. Mas assim mesmo vou lá dar uma olhada no desafio da vez, obrigada pela dica.

    Beijo!

    Ah, eu desconhecia esta diversidade de nomes da focaccia lá na Itália, rsrs.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário. Isso me incentiva muito.